sábado, 7 de março de 2009

A árvore genealógica do crime em Ipirá.


É cada vez mais preocupante a situação da criminalidade no município de Ipirá. Alguns poderiam até dizer que este não é só um problema de Ipirá, mais de toda Bahia, de todo Brasil e até de todo o mundo, mais nos temos que começar a falar daquilo que diretamente esta nos atingindo. E o que se assiste ou se ouve falar todos os dias, são novos casos onde a comunidade é vítima dos mais variados modelos de crime. Isto tudo tem refletido no sentimento de pavor que as pessoas estão tendo em sair às ruas, ir a uma festa, a escola, ao trabalho, as comparas.
Se fossemos criar uma árvore do crime em Ipirá, teríamos as raízes representadas pelo tráfico de drogas, fortalecidas pelo crack, maconha, cocaína LSD e outras drogas sintéticas que são alimentadas pelo caule da omissão, impunidade e corrupção que fortalece suas ramificações, roubos e furtos, arrombamentos, latrocínios, homicídios, suicídio, violência doméstica, doenças do tipo Aids, hepatite, depressão e outras.
Para esta árvore parar de crescer a solução é combater sua raiz, extirpa-la ou pelo menos enfraquecê-la, aplicando dozes de veneno da marca investigação, escuta telefônica, campana para então se chegar ao flagrante. Matando-se a raiz, o caule teria que ser cortado a miúdo, expondo-se se for o caso, a casca da corrupção e consequentemente as ramificações se enfraqueceriam a tal ponto, que mesmo que não morressem totalmente, sofreriam uma redução aceitável no meio da comunidade.
Quem dará o primeiro passo no sentido de se arrancar esta árvore pela raiz. O desafio esta lançado. Quem se habilita?

Nenhum comentário: